29 de abril de 2020

O COVID-19 está aqui para testar nossa humanidade?

Por master

“Maldito é o terreno por tua causa” (Gênesis, 3:17 – NVI)

Atualmente, o coronavírus é outra prova – entre milhares de outras provas – da incapacidade do homem moderno de lidar consigo mesmo e com o meio ambiente. A verdade é que não podemos ficar à vontade em um mundo que, na maioria das vezes, não parece diferente de um poço de cobras. Embora existam muitas peças no quebra-cabeça do COVID-19, e certamente não posso abordar todas elas, gostaria de compartilhar com você algumas idéias sobre a pandemia atual e relacioná-la com algum argumento mais filosófico.

No início de dezembro de 2019, o surto do vírus começou. Mas somente em 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou COVID-19 uma pandemia, depois que a doença levou a milhares de casos. Naquela época, segundo a OMS, o risco para as pessoas que não moravam na China era muito baixo. Nada poderia estar mais longe da verdade. Aparentemente, as organizações têm seus próprios caminhos, e parece necessário milhares de mortes para colocar uma estrutura burocrática de dinossauro no caminho certo. Essa é uma grande família de vírus conhecidos coletivamente como coronavírus. Como é que os chamados especialistas não podem ter previsto isso? Esta falha reivindicou a vida de tantos! De fato, eles são especialistas em desculpar a si mesmos, suas organizações, seu setor ou sua agenda política pelo fracasso em prever o problema.

Agora, lembremos que as transmissões de animais, insetos para doenças humanas não são tão incomuns. Uma pneumonia de causas desconhecidas foi detectada em pessoas ao redor de um mercado de animais. Você já ouviu falar disso? Isso não é completamente estranho para nós. Se você é um grande cientista, sua mente automaticamente faz previsões sobre o futuro do seu campo, mesmo quando você não está ciente disso. É claro que, além disso, o que você aprende em uma área geralmente pode ser aplicado a outras. Há pouco tempo, os pesquisadores do campo da inteligência artificial estavam otimistas de que máquinas com altas capacidades existiriam em algumas décadas. O que eu quero saber é o seguinte: onde estão essas malditas máquinas agora? Onde está um bom HAL 9000 para ajudar esses caras a prever a catástrofe e calcular a variação genética viral antes que a coisa possa mudar para outra coisa?

A substituição gradual de homens e mulheres por máquinas para executar as funções da vida é uma característica do nosso tempo. Mas há uma área em que nenhuma máquina, por mais complexa que seja, pode agir por seu criador. Essa é a área da compreensão empática. Agora e para sempre, apenas o ser humano favorecerá a compaixão.

Acho que alguém concorda comigo que não é fácil entender a vida por causa do caos e da arbitrariedade em que vivemos. Ficamos cada vez mais insatisfeitos com a estreiteza da mente de políticos e burocratas ao nosso redor. Apesar de tudo, devemos chamar nossa atenção para o armazém de recursos humanos dentro de nós. A busca pelo significado levanta questões, por exemplo: onde eu me encaixo na vida inteira? Efeito sombra ou não, devemos combater essa coisa com toda a nossa força. O peso da História está sobre nossas cabeças novamente. Com certeza, há muitas lições que devemos aprender no meio da tempestade. Não vamos perder nosso tempo com vaidades vulgares e egoísmo.